Six Sigma

Sigma é uma letra grega empregada em estatística e significa desvio padrão, ou seja, é o desvio médio que um conjunto de dados sofre.

A aplicação da metodologia permite fornecer produto, bem ou serviço com a menor variação possível, focando o aumento da satisfação de clientes e consumidores.

Aplicação do Six Sigma pelas empresas tem por objetivo aumentar a lucratividade por meio da melhoria da qualidade de produtos, serviços e processos.

Muitos acham que Six Sigma e qualidade total são a mesma coisa, mas não são.  A metodologia Six Sigma, reúne todas as ferramentas da qualidade de um modo lógico e eficaz, o qual foi dado o nome de DMAIC:

D – Definição

M – Medição

A – Análise

I – Imporvement – Melhoria

C – Controle

O Six Sigma foca dados e fatos e tem por objetivo reduzir as variações, os defeitos. A metodologia utiliza uma escala sigma para medir o nível de qualidade associado a um processo. Quando falamos que um processo é Six Sigma estamos falando que o processo tem 3,4 defeitos por milhão.

Para a utilização da metodologia é preciso ter total compreensão das necessidades dos clientes, levantar o máximo de dados e fatos para aplicar a análise estatística e principalmente estar aberto a aplicação das melhorias, a possível reinvenção dos processos e a mudança da gestão.

A metodologia pode ser aplicada a qualquer processo desde do chão de fábrica ao RH, porém é uma definição estratégica e ”top down” pois, como colocado acima, gera muitas mudanças e também necessidade de recursos.

A metodologia utiliza uma estrutura onde todos participam e podem aplica-la pois, treina os colaboradores nas diversas funções do Six Sigma.

As funções existentes no Six Sigma são:

Sponsor – Alta Direção que responsabiliza-se e compromete-se com a implantação da metodologia, conduzindo, incentivando e supervisionando.

Champion – Os campeões possuem a função de liderança, definem os demais membros e os projetos que serão realizados.

Master Black Belt – Tem uma função mais técnica, é responsável por auxiliar os champions na escolha dos membros e dos projetos e por criar as mudanças na organização, é preparado para solução de problemas complexos e por treinar e instruir Black Belt e Green Belt. Dedica 100% de seu tempo ao six sigma.

Black Belt – Lidera equipes de projetos, aplica as ferramentas técnicas estatísticas e de solução de problemas nos projetos específicos. É responsável por treinar e instruir Green Belts, se reporta ao Master Black Belt ou na ausência deste ao Champion. Dedica 100% de seu tempo a projetos six sigma.

Green Belt – Auxilia o Black Belt na aplicação das ferramentas técnicas estatísticas e de solução de problemas, lidera projetos menos complexos.  Possue conhecimento e treinamento em Six Sigma, no DMAIC e na aplicação das ferramentas estatísticas e de solução de problemas. Dedica 30% de seu tempo a projetos específicos.

Yellow Belt – É conhecedor do processo, possue treinamento na estrutura DMAIC e na aplicação das ferramentas básicas da qualidade, aplicando-as para coleta de dados. Participa dos projetos com as informações obtidas.

White Belt – Possue conhecimento nas ferramentas básicas da qualidade, conhecedor do processo participa da aplicação das ferramentas fornecendo informações como dados e fatos.

O grande diferencial da metodologia Six Sigma para a metodologia Qualidade Total com certeza são os resultados obtidos. A GE teve um ganho de US$ 1,5 bilhões na implantação da metodologia no Brasil, já a Motorola teve um ganho de US$ 2,2 bilhões, para citar alguns exemplos.

Nem todas as empresas utilizam a função Master Black Belt, utilizando-se somente de Black Belt e Green Belt, sendo estes responsáveis pelo desenvolvimento dos Yellow Belt e White Belt, normalmente para gestores e líderes.

Para as empresas o investimento na formação de Black Belt e Green Belt vale a pena uma vez que,  para se formarem é preciso que um projeto seja desenvolvido, implantado e que seu retorno financeiro seja provado/evidenciado através de documentos contábeis ou declaração da empresa.

Fabíola

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: