INOVAR é preciso

“Não se mexe em time que está ganhando!”

NÃO?! Vai esperar perder então?

A única coisa que é certa é que tudo muda o tempo todo e se sua empresa quer sobreviver é preciso inovar, INOVAR sempre.

Uma empresa não pode esperar começar a perder para se mexer, pois esperar pode ser tarde de mais.

Quer sobreviver então mantenha um ciclo constante de inovação, como uma escada, suba um degrau, colha os resultados e suba outro.

Quando falo de inovação não estou falando somente de inovação tecnológica, estou falando de inovações administrativas, inovações estratégicas, recrie seus produtos/serviços, crie algo novo a partir do antigo.

Se você conta com a fidelidade de seus clientes, cuidado, o seu cliente está preocupado é com os resultados, os resultados de hoje e de amanhã, o ontem é passado, você foi pago por ele e muito obrigado.

Estamos vivendo uma época de mudanças muito rápidas de uma juventude que tem fome de inovação, uma juventude que vem assumindo o comando das empresas e onde FIDELIDADE é inovação, ou melhor, os resultados que se obtém com a inovação.

Apesar da consciência da necessidade de inovar muitas empresas ainda resistem por medo, mas o único risco que a empresa corre é o do sucesso, a não ser que a inovação não tenha conteúdo, seja inovar por inovar.

Uma empresa com um sólido sistema de gestão com o seu ciclo de SDCA* bem gerido, não terá problemas com a inovação. INOVAR é aplicar o ciclo PDCA.

Mas como nunca me canso de falar, a empresa precisa estar ciente que seu sistema de gestão deve ser um só, que tudo deve estar alinhado e integrado em uma única linguagem, sistema da qualidade, objetivos estratégicos, gerenciamento da rotina, tudo junto, em um único sistema de gestão.

Se tudo estiver em um único sistema de gestão a empresa está pronta para a Gestão da Inovação, basta criar a cultura de inovação através de um ambiente onde as ideias se transformam em algo valioso para seus clientes, onde seus colaboradores são valorizados por elas, utilizadas ou não.

Mas tem um detalhe, não podemos melhorar e inovar aquilo que não está padronizado, controlado e monitorado, pois se cada um ou cada hora é feito de um jeito, não temos como saber a que momento ou a que hora está bom.

Uma empresa só deve implantar a gestão da inovação se tiver um bom e sólido sistema de gestão implantado.

Se sua empresa ou a empresa que você trabalha tem um sólido e bom sistema de gestão implantado esqueça o ditado popular “Não se mexe em time que está ganhando”, arrisque, estimule a cultura da inovação, seja o primeiro, faça da sua marca o “Incrível Hulk” do seu negócio.

Sucesso pra você hoje e sempre.

Fabíola Mansur

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: